A coligação afirmar Amarante nasceu em 2013, fruto de um acordo entre o PSD e o CDS-PP, com o lema “A nossa terra tem um grande passado, não há razão para que não tenha também um grande futuro”.
Com o intuito de voltar a Afirmar Amarante – palavra de ordem que deu nome à candidatura às eleições autárquicas desse ano -, a Coligação conseguiu, sob a liderança de José Luís Gaspar, cerca de 40% dos votos, elegendo quatro vereadores naquele que viria a ser o primeiro mandato na Câmara Municipal de Amarante, sem maioria absoluta no Executivo.
Com um trabalho assente, fundamentalmente, em dois grandes pilares – o desenvolvimento económico e a coesão social – fez acontecer muito do que tinha sido o compromisso eleitoral.
Esse primeiro mandato, de 2013 a 2017. foi um mandato de gestão política difícil por não dispor de maioria absoluta, mas a verdade é que Amarante deu início, efetivamente, ao prometido processo de afirmação.
Com base no reconhecimento desse trabalho, em 2017, os Amarantinos renovaram a confiança em José Luís Gaspar e na equipa da Coligação Afirmar Amarante que elegeu, nesse ano, seis vereadores, conquistando 55,3% dos votos.
Criadas as condições necessárias para desenvolver o seu trabalho sem grandes bloqueios políticos, foi possível pôr em marcha o plano e o projeto estruturado para Amarante.
Hoje, o investimento, o crescimento e o desenvolvimento, é notado por todo o concelho.
Amarante é já hoje um concelho moderno, inovador, atraente e inspirador, com reconhecimento nacional e internacional.
E este é um movimento que não pode nem deve parar. Em primeiro lugar, porque estamos a honrar os compromissos! Em segundo, porque apesar de
todo o trabalho feito, há futuro para preparar.
É tempo, portanto, de preparar o futuro!
Esta é a grande motivação da Coligação Afirmar Amarante para as eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021.
Com a força do seu apoio, Amarante continuará a afirmar-se!